sábado, 24 de maio de 2008

Piauí perde seu ilustre poeta: H. Dobal

A literatura piauiense está de luto morreu na noite de ontem, o poeta Hindemburgo Dobal Teixeira, popularmente conhecido como H. Dobal, seu corpo está sendo velado no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade na Assembléia Legislativa do Piauí.

H. Dobal Teixeira nasceu em Teresina, a 17 outubro de 1927 e formou-se em Direito em l952, pela Faculdade de Direito do Piauí, turma de 1952, quando foi o orador. Tornou-se funcionário do Ministério da Fazenda, destacado-se na área do Direito Tributário, mas sua grande obra, reconhecida nacionalmente, foi no campo literário, foi autor de trabalhos em prosa e versos, destacando-se principalmente na poesia.

Suas principais obras, conhecidas no Brasil e no exterior, foram O Tempo Conseqüente; O Dia Sem Presságio; A Viagem Imperfeita; A Província Deserta; A Serra das Confusões; A Cidade Substituída; El Matador; Os Signos e as Siglas; Cantigas de Folhas.

O velório do poeta piauiense que o Brasil inteiro conheceu está sendo prestigiado pelos intelectuais da terra, que foram seus contemporâneos e que privaram de sua amizade, como Manuel Paulo Nunes, Hardi Filho, Cinéas Santos, Tarcísio Prado, Manfredi Cerqueira e tantos outros que chegaram ao Palácio Petrônio Portella ainda nas primeiras horas da manhã, para dar o último adeus ao grande poeta.

Para o professor Cinéas Santos o Piauí perde um cidadão, mas não o poeta, “ sua obra continuará entre nós independentemente da ausência do seu corpo e acredito que ela se destacará nas escolas do Estado muito maisagora”.

Sobrinha do poeta, a enfermeira Rosila Dobal, disse que H.Dobal mesmo internado demonstrava alguns sinais de consciência e que a família de certa forma esperava uma possível melhora do poeta.

Segundo a sobrinha nos informou os filhos do escritor não poderão vir para o sepultamento. Um deles está no Chile, e outra no interior de Goiás. O enterro será às 17h no cemitério São José.

Nenhum comentário: